Principais significados de sonhos

Os sonhos podem ser a parte mais emocionante da nossa noite ou a mais aterrorizante! 

Nem todos os sonhos estão cheios de significados profundos. Eles também não são apenas divagações inúteis de uma mente sonolenta, no entanto.

O conteúdo das divagações do sono do seu cérebro pode ser uma visão fascinante que a sua mente desperta.

Os sonhos são quando seu subconsciente sai para brincar. Você pode aprender coisas que sua mente consciente está muito ocupada e distraída para pensar de outra forma!

O que são sonhos?

Os sonhos são como a reprodução de vídeo do cérebro durante o sono.

Eles são feitos de pedaços de memórias, imagens,  imaginações e sentimentos. O cérebro organiza isso em uma história, geralmente um pouco estranha. As pessoas vão em busca de saber até mesmo sobre o que significa sonhar com cachorro, em busca de alguma resposta.

A maioria das pessoas sonha até 6 vezes por noite, mas algumas pessoas não se lembram dos sonhos. Se isso é legítimo ou eles simplesmente nunca se lembram de suas histórias noturnas, ninguém sabe realmente.

A ciência por trás do sonho

Nosso entretenimento noturno não é apenas uma falha aleatória de neurônios.

Ainda há muita pesquisa em andamento sobre as razões dos sonhos. Acredita-se que sejam a maneira do cérebro lidar com emoções e medos reprimidos.

Por que sonhamos?

Os cientistas continuam perplexos com essa pergunta. As teorias vão desde o processamento emocional até a consolidação da memória. Ninguém realmente sabe ao certo.

O que todos concordam é que sonhar não é apenas o seu cérebro fazendo um despejo de informações no meio da noite. Serve a um propósito importante, mesmo que ainda tenhamos muito a aprender sobre o que é isso.

Algumas possíveis razões por trás deles incluem:

  • Processando emoções que ignoramos durante as horas de vigília.
  • Mostrando desejos inconscientes ou reprimidos.
  • Memorizar e consolidar as informações aprendidas.
  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas e melhorias.

O que acontece no cérebro durante o sonho?

Alguns dizem que existem 4 fases do sono, enquanto outros acreditam que existem 5. Seja qual for a verdade, sonhamos em todas as fases.

A última fase, o sono REM, é a mais ativa em termos de sonhos. É quando ocorrem aqueles vívidos e memoráveis. Essas são as experiências realistas que nos fazem acordar, cutucar nosso parceiro e dizer “Você nunca vai adivinhar o que sonhei ontem à noite!”

O sistema límbico é onde as memórias e emoções são processadas, e é especialmente ativo quando estamos sonhando. Isso consiste de:

Amígdala:

Essa parte do cérebro nos ajuda a reagir adequadamente quando nossos sentidos são ativados, por exemplo. se provamos algo bom, sentimos conforto e felicidade.

Hipocampo:

Responsável pela memória de longo prazo.

Giro cingulado:

Isso controla o movimento do músculo esquelético em resposta ao toque.

Um estudo interessante descobriu que o lado esquerdo do cérebro parece ser onde os sonhos se originam. 

O lado direito do cérebro fornece todos os detalhes estranhos e maravilhosos.

O que acontece com o corpo durante o sonho?

Uma vez que atingimos o sono REM, entramos na paralisia do sono. Seu corpo está temporariamente congelado e volta ao normal quando entramos na consciência.

Pode ser extremamente estranho se você acordar no meio disso. Não é nada assustador, no entanto. É apenas uma medida de segurança do corpo para garantir que você não vá pular do telhado porque está sonhando em saltar de paraquedas.

Os cientistas do sono provaram que podemos sentir dor e emoção em nossos sonhos. Estes podem transbordar para o físico e até nos acordar.

Recordação do sonho

Pesquisadores de sonhos pensam que esquecemos até 95% de nossos sonhos todas as noites.

Para a maioria de nós, sonhar é o equivalente ao sono de dirigir por uma estrada reta e vazia. É um processo que se torna tão automático que nossos cérebros não se preocupam em se envolver.

Ser acordado por um alarme no meio do seu ciclo REM também pode atrapalhar o processo de lembrar.

Se você quiser se lembrar de mais sonhos, aqui estão algumas dicas para ajudar:

  • Durma o suficiente (7-8 horas por noite).
  • Acorde sem alarme quando puder (isso evita que você seja interrompido no meio do REM).
  • Mantenha um diário de sonhos e anote tudo o que você se lembra pela manhã.
  • Diferentes tipos de sonhos

Existem vários tipos de sonhos que podem ocorrer, e a maioria de nós tivemos 3 deles regularmente. É provável que todos nós tenhamos tido pelo menos uma experiência de 6 dos 7 tipos de sonhos!

Devaneios

Todos nós sonhamos acordados… Geralmente enquanto estamos fazendo algo sem sentido ( como trabalho ) ou esperando. Outra frase para sonhar acordado é divagar.

Obviamente, não estamos dormindo enquanto sonhamos acordados! Nós, no entanto, entramos em um estado mental alterado muito parecido com um transe hipnótico. É como uma mini meditação.

É uma experiência visual vívida em que se imagina  em uma situação específica. Estudos sugerem que a pessoa comum sonha acordada quase metade do tempo em que está acordada.

Se você sonha muito acordado, não se preocupe. Outro estudo relata que sonhar acordado em excesso pode ser um sinal de uma memória de alto funcionamento.

Sonhos normais

Estes são seus sonhos malucos, comuns e cotidianos.

Alguns dos mais comuns incluem:

  • Velhos conhecidos ou familiares
  • Sendo perseguido
  • Vôo
  • Criaturas como aranhas ou cobras

Essas coisas podem aparecer em seus sonhos e parecer perfeitamente normais no contexto.

Pesadelos

Pesadelos são sonhos negativos ou assustadores. Na verdade, a palavra vem do inglês antigo “mare”, que significa demônio ou goblin.

Ter um pesadelo de vez em quando é perfeitamente normal. Muitas vezes, é apenas a maneira indireta do nosso cérebro de processar as coisas.

As pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade, enxaquecas ou apneia do sono são mais propensas a ter pesadelos do que aquelas que não têm. Como se precisássemos de pesadelos em cima disso.

Terrores noturnos são a forma mais severa desses sonhos. Eles são muito mais intensos do que os pesadelos normais. Eles podem envolver o sonhador sonâmbulo ou falar ou gritar.

Compartilhe com seus amigos!